miniabdominoplastia
     A Miniabdominoplastia não é uma abdominoplastia pequena ou menor. Ela é uma outra técnica cirúrgica realizada por uma incisão um pouco menor que a abdominoplastia; e, através dela, é possível abordar todo o abdômen,  como na abdominoplastia clássica.

 

 

 

 

 

1. Qual é a diferença entre Abdominoplastia e Miniabdominoplastia?


     A cicatriz da miniabdominoplastia é menor, mas essa não é a única diferença. Elas serão indicadas para pacientes diferentes:

Abdominoplastia – Indicada para pacientes com moderada ou grande sobra de pele, principalmente abaixo do umbigo. Geralmente são pacientes que formam “aventais” de pele e apresentam flacidez e estrias.

Miniabdominoplastia – Para pacientes que possuem pequena sobra de pele, principalmente acima do umbigo, que não é suficiente para a realização da abdominoplastia clássica. Porém, mesmo com uma sobra de pele menor, essas pacientes estão incomodadas com a flacidez e formato da região abdominal.

 

 

miniabdominoplastia diastase2. O afastamento da musculatura do abdômen pode ser corrigido nessa cirurgia?


     Sim, chamamos esse afastamento de diástase muscular. A diástase é muito comum após gestações ou grandes mudanças de peso. A aproximação das bordas da musculatura reto abdominal permite o fechamento deste “afastamento” e essa sutura é realizada através de fios cirúrgicos específicos.

 

 

3. Qual o tipo de anestesia para a Miniabdominoplastia?


     
Na maioria dos casos, utilizamos bloqueios anestésicos como a anestesia peridural e a raquianestesia, ambas são as mesmas anestesias utilizadas durante as cesarianas. Em alguns casos específicos, a anestesia geral poderá ser necessária.

 

 

miniabdominoplastia cicatriz
4. Quais são as cicatrizes?


     Utilizamos uma cicatriz menor que a da abdominoplastia, mas maior que a da cesariana. Ela se localiza um pouco acima dos pelos pubianos e se estende para as laterais. Essa cicatriz é desenhada para que fique escondida pelas roupas de banho. Na miniabdominoplastia não é necessária a cicatriz no umbigo. Ele será descolado por baixo da pele e não deixará nenhuma cicatriz visível por fora.

 

 

5. É necessário o uso de dreno?


     Utilizamos o dreno na maioria das pacientes que realizam a miniabdominoplastia. O dreno é muito importante para retirar excessos de líquidos da região abdominal impendido que eles fiquem acumulados. A saída dos drenos costumam ser por 2 pontos abaixo da cicatriz, na região do púbis. Ele será retirado por volta do 5º dia de pós-operatório de maneira indolor.

 

 

6. Poderei engravidar novamente após a Miniabdominoplastia?


     Sim. A musculatura e a pele abdominal poderão se distender novamente após uma nova gestação sem prejuízo à gravidez. Orientamos a importância de uma prole constituída antes da cirurgia pois uma nova gestação poderá fazer a paciente perder os resultados estéticos obtidos, principalmente se houver ganho de peso excessivo. Portanto, converse bastante com seu companheiro sobre a possibilidade de novos filhos antes da cirurgia.

 

 

7. Quando os pontos serão retirados?


     Para esse tipo de cirurgia utilizamos fios absorvíveis, isso é, fios que são degradados pelo próprio organismo após algumas semanas. Assim, os pontos não precisarão ser retirados, eles irão desaparecer sozinhos.

 

 

8. A cirurgia é muito dolorosa?


     Essa cirurgia não costuma cursar com dor. A dor referida por algumas pacientes, geralmente é devido à lipoaspiração que pode ser realizada durante a mesma cirurgia. Se a paciente se queixar de dor nos primeiros dias, ela costuma ser bastante tolerável. Receitamos analgésicos simples que a paciente poderá tomar em casa profilaticamente, isto é, antes que possa sentir qualquer incômodo.

 

 

9. O local fica muito inchado e roxo?

     Nos primeiros 5 a 7 dias o edema (inchaço) e equimoses (roxos) poderão estar presentes. Mas isso dependerá de como cada paciente responde à cirurgia.

 

 

10. Quanto tempo dura a cirurgia?


     De 2 a 3 horas.

 

 

11. Quanto tempo precisarei ficar internada?


     De 12 a 24 horas.

 

 

12. As drenagens linfáticas são necessárias?


     As drenagens são muito importantes. A primeira drenagem é realizada cerca de 4 dias após a cirurgia. Elas ajudam na redução precoce do inchaço e remodelamento da cicatriz. Recomendamos a realização de, no mínimo, 10 sessões de drenagens que serão realizadas em dias alternados durante um período de 30 dias.

 

 

13. É preciso usar cinta após a cirurgia?


     Sim, o uso da cinta deverá ser realizado durante 30 dias.