drenaem linfatica
     Indispensável para a maioria das cirurgias plásticas!

    Atua como uma fisioterapia pós-operatória auxiliando na recuperação do paciente, na resolução mais rápida dos inchaços, na prevenção de fibrose e no remodelamento das cicatrizes.

 

     Durante a cirurgia, a pele, tecidos subcutâneos e gordura são cortados, impedindo que muitos líquidos consigam retornar para a corrente sanguínea, causando o inchaço. As drenagens são massagens que guiam esses líquidos para pontos específicos no corpo onde eles possam retornar ao sistema linfático e, então, à corrente sanguínea.

 

 

  Recuperaçāo do paciente: Qualquer cirurgia realizada, mesmo em outras áreas da medicina, irá gerar um aumento de inchaços do nosso corpo, chamamos esse inchaço de edema.

     Ele ocorre devido principalmente à redução da movimentação comum que realizamos diariamente. Além disso, acrescenta-se a necessidade de soros que devem ser prescritos pela veia durante a cirurgia que também aumentam o volume de líquidos no nosso organismo.  

     Logo após a cirurgia é muito comum não só a área operada estar inchada, mas também outras regiões como abdome, braços, mão, pés e pernas.

     Nos primeiros dias de drenagem, todas essas regiões serão abordadas; drenando o excesso de líquidos para serem eliminados de nosso organismo. A resolução de todo esse edema dá grande sensação de alívio e relaxamento ao paciente, ajudando para uma recuperação mais confortável.

 

Resoluçāo dos inchaços:  É feita através de “massagens” realizadas por fisioterapeutas com experiência em pós-operatório de cirurgia plástica.

     Através de movimentos das mãos sobre a área operada, é possível deslocar os excessos de líquidos para os linfonodos que os absorverão, o encaminharão novamente para a corrente sanguínea para, posteriormente, serem eliminados do corpo através dos rins.

     A eliminação do excesso de líquidos na área cirúrgica é muito importante para auxiliar o organismo na fase de cicatrização. Excessos de líquidos que não foram drenados podem ficar acumulados necessitando ser puncionados.

     A eliminação desses líquidos também ajudam a prevenir fibroses e proporcionar mais rapidamente o resultado final da cirurgia.

 

Prevençāo de fibroses: As fibroses são tecidos cicatriciais produzidos em exagero pelo nosso corpo; ficam abaixo da pele e se não forem abordadas precocemente, podem se tornar palpáveis, dolorosas e visíveis.

     Durante as sessões de drenagens, as fisioterapeutas conseguem detectar o aparecimento delas e massagear mais intensamente a região a fim de dissolvê-las.

     Também podem utilizar o Manthus, ultrassom associado à tecnologia do computador, que consegue “quebrar” a fibrose em pedaços menores permitindo que sejam eliminadas pelo nosso organismo.

 

Remodelamento das cicatrizes:  Uma das funções mais importantes das drenagens é o remodelamento das cicatrizes no momento certo, para terem o melhor aspecto possível posteriormente.

 

     Qualquer cicatriz do corpo passa por algumas fases:

1. Fase recente: Primeira semana. Cicatriz fina, da mesma coloração da pele. Muito delicada, podendo se abrir aos meios ou grandes esforços ou não seguir as recomendações passadas.

2. Fase intermediária: Desde as primeiras semanas até os primeiros meses de cirurgia. Nessa fase, a cicatriz torna-se mais endurecida e avermelhada.

     As primeiras semanas são o tempo ideal para a iniciar as massagens sobre elas as remodelando, durantes as sessões de drenagens.

3. Fase tardia: de 12 a 18 meses após a cirurgia. Esperamos que a cicatriz esteja finíssima, esbranquiçada, pouco perceptível.

     Mas a cicatriz também poderá estar larga, escura e inestética caso haja qualquer intercorrência nas fases anteriores ou não tenha se seguido todas as orientações passadas.

     Para que a cicatriz chegue na aparência que desejamos, é muito importante que as drenagens tenham sido realizadas corretamente.

 

 

     Costumamos iniciar as sessões de drenagens a partir do 4º dia de pós-operatório. Recomendamos um total de 10 sessões que deverão ser distribuídas durante o 1º mês de cirurgia.

     Inicialmente, as sessões tem a função de resolução precoce dos inchaços; posteriormente, passam a atuar prevenindo fibroses e, finalmente, remodelando as cicatrizes.

     Cada sessão irá respeitar a fase de pós-operatório em que cada paciente se encontra, para que ela seja realizada de forma indolor e bastante agradável.