mamas acessorias
     Também podem ser chamadas mamas supra ou extra-numerárias. Todos nós, enquanto fetos no útero materno, desenvolvemos “mamas” que se situam ao longo de uma linha que se estende da axila à região inguinal, conhecida como linha mamária. Na maioria das pessoas, essa linha desaparece restando apenas as 2 mamas situadas na parte anterior do tórax. Porém, caso essa linha não desapareça completamente, poderá originar mamas ou apenas mamilos em outras regiões do corpo, o que chamamos mamas acessórias.

 

 

 

 

 

1. Qual é o tipo de anestesia para a retirada das mamas acessórias?


     Apenas anestesia local para mamas unilaterais ou pequenas. Anestesia local com sedação para casos maiores.

 

 

mama acessoria

2. Onde as mamas acessórias são mais comuns?


     Na região das axilas, mas podem estar presentes ao longo de toda a linha mamária.

 

 

 

3. Quais são as cicatrizes?


     As cicatrizes variam de tamanho conforme a dimensão e localização da mama extranumerária. Na maioria dos casos, uma cicatriz de 4 a 7cm é realizada na região das axilas, região mais comum.

 

 

4. A cirurgia é muito dolorosa?


     Não. Deixaremos receitas de analgésicos comuns que serão tomados profilaticamente nos primeiros dias, isso é, antes que o incomôdo de dor apareça. 

 

 

5. O local fica muito inchado e roxo?


     Nos primeiros 5 dias o edema (inchaço) e equimoses (roxos) poderão estar presentes. Mas isso dependerá de como cada paciente responde à cirurgia.

 

 

6. Quando os pontos serão retirados?


     Para esse tipo de cirurgia utilizamos fios absorvíveis, isso é, fios que são degradados pelo próprio organismo após algumas semanas. Assim, os pontos não precisarão ser retirados, eles irão desaparecer sozinhos.