anestesia para plastica
É uma pergunta frequentemente realizada no consultório médico.

       Qual será minha anestesia? Tenho medo da anestesia. Ela é segura?

     Iremos aqui abordar as possíveis anestesias usadas na cirurgia plástica e descrever um pouco sobre cada uma delas:

 

 

ANESTESIA LOCAL
     Realizada através de injeções de anestésicos que tem a função de bloquear temporariamente os estímulos sensitivos. Ela funciona apenas no local em que foi injetada e tem uma duração de 30 a 60 minutos.

     Como todos os medicamentos, os anestésicos locais também tem um limite de quantidade a ser usada, calculado a partir do peso do paciente. Por isso, nem todas as cirurgias podem ser realizadas apenas com anestesia local.

     Ela é indicada para procedimentos rápidos e pequenos que podem ser realizados em consultório como retirada de pintas, correção de furos de orelhas, correção de cicatrizes pequenas.

 

 

ANESTESIA LOCAL COM SEDAÇÃO
     Também é realizada através de injeções de anestésicos locais em uma determinada área do corpo. A diferença é que haverá uma sedação: um sedativo é realizado via intravenosa (pela veia) para que o paciente durma calmamente.

     É realizada apenas em Hospital para cirurgias de porte pequeno/médio como blefaroplastias, inclusão de próteses mamárias, mastopexias, rinoplastias, ritidoplastias, pequenas lipoaspirações e diversas outras.

     É uma anestesia mais confortável pois o paciente, após estar dormindo calmamente, não sentirá nenhuma injeção de anestésicos no local a ser operado e acordará tranquilamente e sem dor. Para esse tipo de anestesia, haverá um anestesista sempre ao seu lado monitorando frequentemente todos os seus sinais vitais.

 

 

ANESTESIA PERIDURAL COM SEDAÇÃO
     É a mesma anestesia realizada para cesarianas ou cirurgias do apêndice. Mas, diferentemente das cesarianas, o paciente estará sob efeito dos sedativos e conseguirá dormir calmamente.

     Para essa anestesia, após visita de sua cirurgiã no seu quarto hospitalar e confirmação prévia de todas as áreas que serão abordadas, é prescrito pelo anestesista um ansiolítico (calmante), realizado através de uma pequena injeção intramuscular. Ele é importante para ajudar a acalmar e retirar toda a ansiedade do paciente para que ele seja conduzido ao centro cirúrgico tranquilamente.

     Na sala de cirurgia, é realizada uma sedação via intravenosa (pela veia), quando o paciente já conseguirá dormir calmamente. E, então, é realizada uma anestesia entre as vértebras das costas, chamada de peridural. Geralmente, o paciente nem se lembra do momento dessa anestesia, pois já estará dormindo. Ela é realizada de maneira indolor.

     A partir dessa anestesia, é possível a realização de cirurgias de maior porte como abdominoplastia e lipoaspiração moderada/grande.

 

 

ANESTESIA RAQUIDIANA COM SEDAÇÃO
     É realizada da mesma forma que a peridural. Ambas são aplicadas entre as vértebras da coluna, por uma agulha.

     A diferença entre elas está na profundidade em que a agulha deve alcançar para injetar os anestésicos podendo causar mais relaxamento de algumas áreas do corpo dependendo da cirurgia indicada. São capazes de bloquear a sensibilidade de vários níveis do tórax e abdome e são, na cirurgia plástica, sempre associadas à sedação para que o paciente consiga relaxar e dormir durante toda a cirurgia.

     É utilizada para abdominoplastias e lipoaspirações moderadas/grandes.

 

 

ANESTESIA GERAL
     É uma anestesia realizada de forma intravenosa, ou seja,  toda a medicação necessária é realizada pela veia. É constituída por 3 tipos básicos de medicamentos:

• Sedativos: realizados continuamente durante toda a cirurgia para que o paciente consiga relaxar e dormir tranquilamente.

Anestésicos: também realizados pela veia bloqueando a condução de estímulos nervosos. Não haverá possibilidade de sentir dor durante a cirurgia.

Relaxantes musculares: medicações necessárias para que toda a musculatura do paciente fique relaxada e facilite a cirurgia.

 

     Para essa anestesia, após visita de sua cirurgiã no seu quarto hospitalar e confirmação prévia de todas as áreas que serão abordadas, é prescrito pelo anestesista um ansiolítico (calmante) realizado através de uma pequena injeção. Ele é importante para ajudar a acalmar e retirar toda a ansiedade do paciente para que ele seja conduzido ao centro cirúrgico tranquilamente.

anestesia plastica     Na sala de cirurgia, a anestesia geral será iniciada. Ela é toda realizada através de um soro, via intravenosa. Para ela, é necessário a intubação, passagem de um tubo que irá oxigenar diretamente o paciente para que toda a respiração seja controlada e eficaz.

     Esse tipo de anestesia é indicado para cirurgias maiores como mamoplastias em mamas de grande volume ou lipoaspirações grandes.

     Também é necessária quando o paciente apresente alguma doença/disfunção que necessite de um maior controle das funções vitais durante a cirurgia. Ela permite um controle maior da respiração, oxigenação, pressão arterial e batimentos cardíacos.