proteses de mama
     A mamoplastia de aumento é cirurgia plástica que realiza inclusões de implantes mamários de silicone. Tem como principal objetivo o aumento do volume mamário podendo até dar a impressão de levantamento das mamas no caso de quedas suaves das mamas.

 

 

 

 

 

1. Qual o tipo de anestesia para as próteses de mamas?


     
Na maioria dos casos, optamos por anestesia local e sedação. Uma medicação é realizada para que a paciente consiga dormir calmamente. Posteriormente, realizamos a anestesia local das mamas, sem incômodo. Em alguns casos, a anestesia geral poderá ser necessária.

 

 

proteses cicatriz
2. Quais são as cicatrizes?


     
A inclusão de próteses de mamas poderá ser realizada por meio das cicatrizes submamárias (no sulco inframamário), infra-areolares (abaixo das aréolas) ou periareolares (ao redor das aréolas).

     Na maioria dos casos, optamos por uma incisão de aproximadamente 4cm localizada no sulco submamário.

 

 

3. Quando os pontos serão retirados?


     
Para esse tipo de cirurgia utilizamos fios absorvíveis, isso é, fios que são degradados pelo próprio organismo após algumas semanas. Assim, os pontos não precisarão ser retirados, eles irão desaparecer sozinhos. Utilizamos adesivos na região das incisões para permitir a melhor aproximação das bordas e, posteriormente, uma cicatriz muito discreta e pouco perceptível.

 

 

4. A cirurgia é muito dolorosa?


     
Geralmente não há dor e, caso ela esteja presente, é bastante tolerável. Próteses no plano subglandular costumam doer menos que próteses no plano submuscular (abaixo do músculo).

     Quando a paciente acorda da sedação, a anestesia ainda estará atuando no local. Receitamos analgésicos simples para dor que a paciente poderá tomar em casa profilaticamente, isto é, antes que possa sentir qualquer incômodo.

 

 

5. O local fica muito inchado e roxo?


     
Nos primeiros 7 a 10 dias o edema (inchaço) e equimoses (roxos) poderão estar presentes. Mas isso dependerá de como cada paciente responde à cirurgia.

 

 

6. Quanto tempo dura a cirurgia?


     
Geralmente de 1 a 2 horas.

 

 

7. Quanto tempo precisarei ficar internada?
     De 6 a 8 horas após a cirurgia. 

 

 

 

 

proteses submuscular8. Qual a diferença entre prótese subglandular e submuscular?


     A anatomia mamária humana é composta por pele, gordura, glândula mamária e musculatura, de fora para dentro. A cirurgiã deverá abrir um espaço para a colocação da prótese. Esse espaço poderá ser abaixo da glândula mamária e acima da musculatura (subglandular) ou abaixo da musculatura e da glândula (submuscular). Essas duas técnicas tem pontos positivos e negativos que devem ser muito conversados entre a cirurgiã e a paciente antes da cirurgia.

 

 


protese-de-mama-em-sao-paulo9. Poderei amamentar após a cirurgia?


     
Sim, a prótese de mama, seja ela subgandular ou submuscular, não irá acarretar prejuízos para uma futura amamentação, pois a glândula mamária permanecerá íntegra.

 

 

10. As drenagens linfáticas são necessárias?


     As drenagens são muito importantes. A primeira drenagem é realizada cerca de 4 dias após a cirurgia. Elas ajudam na redução precoce do inchaço e no remodelamento das cicatrizes.

 

 

11. Após quantos anos vou precisar trocar as próteses?


     
Não existem próteses definitivas e também não existe um consenso nos estudos atuais sobre o tempo exato para a troca das próteses. Por se tratar de um material sintético, com o passar dos anos, ocorre uma degradação natural das próteses, o que as torna mais suscetíveis à contraturas (endurecimento das próteses) e rupturas. Orientamos que a troca das próteses deverá ocorrer após um intervalo de tempo que pode variar de 10 a 15 anos.

     Exames de imagem devem ser realizados anualmente para o acompanhamento das próteses; enquanto elas estiverem em boas condições e a paciente sem sintomas mamários, pode-se postergar a troca.