lipo
     Lipoaspiração é o nome dado à aspiração de gordura através de pequenos orifícios na pele.  Ela é realizada por cânulas cirúrgicas que são acopladas a um sistema à vácuo.

 

 

 

 

1. Qual o tipo de anestesia para a lipoaspiração?
     Podemos optar por diversos tipos de anestesia: local, local com sedação, bloqueios (peridural ou raquianestesia) ou anestesia geral. A melhor opção irá depender das condições do paciente e da região a ser tratada.

 

 

 

lipoaspiracao
2. A lipoaspiração emagrece?


     Não. A lipoaspiração retira depósitos de gordura remodelando o contorno corporal. Ela não deve ser utilizada como forma de emagrecimento.

 

 

 

3. Os depósitos de gorduras que foram eliminados poderão retornar em caso de ganho de peso?


     
Não. O excesso adiposo que era proeminente antes da lipoaspiração não irá retornar. No caso de ganho de peso, a paciente aumentará seu contorno corporal como um todo; e não mais apenas naquela proeminência que existia antes.

 

 

lipo homem
4. Há diferença entre a lipoaspiração na mulher e no homem?


     Sim. Apesar de a cirurgia ser realizada da mesma forma, realizamos a retirada dos depósitos de gordura mantendo os contornos característicos do homem ou da mulher. Por exemplo: na mulher procuramos esculpir mais os contornos da cintura; enquanto no homem, devemos manter os contornos mais retos característicos do sexo masculino.

 

 

5. Quais são as cicatrizes?


     A lipoaspiração é realizada através de pequenas incisões na pele. As cicatrizes resultantes terão cerca de 1 a 2cm localizadas em regiões que são facilmente cobertas por roupas de banho.

 

 

6. Quando os pontos serão retirados?


     Para esse tipo de cirurgia utilizamos fios absorvíveis, isso é, fios que são degradados pelo próprio organismo após algumas semanas. Assim, os pontos não precisarão ser retirados, eles irão desaparecer sozinhos.

 

 

7. A cirurgia é muito dolorosa?


     Dependendo da extensão da região a ser tratada, o paciente poderá apresentar dor leve a moderada nos primeiros 3 dias de pós-operatório. Porém, a dor costuma ser suportável e facilmente combatida com analgésicos comuns.

 

 

8. O local fica muito inchado e roxo?


     Nos primeiros 7 dias o edema (inchaço) e equimoses (roxos) poderão estar presentes. Mas isso dependerá de como cada paciente responde à cirurgia.

 

 

9. Quanto tempo dura a cirurgia?

     Depende muito da extensão das regiões a serem tratadas. Podem variar de 30 minutos até 3 a 4 horas.

 

 

10. Quanto tempo precisarei ficar internado?


     De 8 a 24 horas após a cirurgia. Depende do tipo de anestesia, da extensão da lipoaspiração e da recuperação do paciente.

 

 

11. As drenagens linfáticas são necessárias?


     As drenagens são muito importantes. A primeira drenagem é realizada cerca de 4 dias após a cirurgia. Elas ajudam na redução precoce do inchaço e na prevenção de fibroses. Recomendamos a realização de, no mínimo, 10 sessões que poderão ser realizadas em dias alternados durante um período de aproximadamente 30 dias.

 

 

12. É preciso usar cinta após a cirurgia?


      O uso da cinta cirúrgica deverá ser realizado durante 30 dias. A extensão da cinta que será necessária dependerá das regiões que serão abordadas.