o-que-e-contratura-capsular     Apesar de ser atualmente pouco frequente, a contratura capsular ainda é a complicação mais comum das próteses de silicone. Antigamente, sua incidência era muito maior, chagando a 30% dos casos de implantes mamários. Devido à evolução da tecnologia das próteses lançando modelos texturizados e até de poliuretano, com silicone de alta coesão, conseguimos reduzir drasticamente esses índices sendo atualmente inferior a 5% dos casos.

     Todos implantes são vistos pelo nosso organismo como materiais “estranhos” , não pertencentes a ele. Dessa forma, nosso corpo forma uma membrana fibrosa que envolve todo esse material, é o que chamamos de cápsula. Na verdade, é como se o nosso corpo fizesse um acordo com o material sintético deixando ele permanecer no local desde que fique envolto por tecido próprio do organismo. Essa é a evolução normal das próteses, evoluindo sem nenhum complicação na grande maioria dos casos.

     A formação de uma cápsula não ocorre somente com a prótese de silicone. Qualquer outro material sintético utilizado também em outras áreas como a ortopedia e a cirurgia vascular também são envoltos por membranas fibrosas.

Em algumas pacientes, ainda sem uma causa definida pelos estudos atuais, ocorre uma produção exagerada dessa cápsula causando constrição, mudança do formato das mamas e dor, conhecida no meio médico como contratura capsular. É confundida pelo pela população geral como sendo uma rejeição do organismo à prótese. Porém, esse conceito é incorreto pois o material da prótese de silicone é inerte, não causando reação inflamatória ao organismo.

Felizmente, na grande maioria dos casos, a contratura capsular é leve, não causando sintomas ou alteração no formato das mamas. Isso devido ao grande avanço na textura das próteses (texturizadas e poliuretano) e qualidade do silicone utilizado. Há também medicamentos que podem ser utilizados para prevenir ou atenuar a contratura.

Entretanto, alguns casos podem evoluir com contratura avançada ou não responsiva aos tratamentos clínicos que requerem a troca dos implantes mamários.

A cápsula estará completamente formada ao redor do terceiro mês de cirurgia. A partir desse período, a contratura capsular poderá ocorrer. Sua causa permanece incerta, mas sabe-se de alguns fatores que podem aumentar sua incidência:
• Tabagismo
• Irradiação prévia sobre a região mamária
• Sangramentos
• Infecção

Portanto, um pós-operatório correto, seguindo todas as recomendações médicas, também pode prevenir a contratura capsultar.